1-Leia bons livros sobre o tema
A Bíblia é nossa única e suficiente fonte de conhecimento sobre Deus. Mas isso não exclui o fato de o Senhor ter capacitado homens em diversas épocas da história para estudarem sua Palavra de modo que possamos entendê-la e aplicá-la de uma forma melhor. Ler livros escritos sobre o tema que vai ser dado em sua aula ajuda a enxergar o texto de diversas perspectivas, ampliando a visão do professor e enriquecendo a criança em conhecimento. Você pode buscar comentários bíblicos, boas bíblias de estudo e livros sobre o tema que for abordar.
2-Pense em como despertar o interesse dos alunos
Não basta dominar o assunto dado sem saber passa-lo de forma que cative a atenção de seus alunos. Todos já tivemos aqueles professores que conhecem de maneira profunda uma matéria, mas que não sabiam compartilhar seu conhecimento em aula. É preciso saber dialogar com as crianças de modo que elas não vejam o que é dado como uma obrigação a ser aprendida, mas algo que vai trazer benefícios e ser aplicado à sua vida. Isso leva ao próximo ponto;
3- Procure recursos dos mais variados
Quando você estiver preparando a sua aula lembre-se de usar a sua criatividade no momento da explicação e na atividade. Procure em sites, livros e tente lembrar-se de brincadeiras ou atividades que poderão ser adaptadas para o propósito da sua aula. Se você for utilizar imagens procure as ilustrações que estiver precisando no link: http://pub.distantshores.org/resources/illustrations/sweet-publishing . Neste site tem ilustrações para todos os livros da Bíblia e pode te ajudar muito.
4-Nunca se esqueça de mostrar a aplicabilidade das lições
De nada adianta dar uma aula exuberante aos seus alunos se eles não conseguirem aplicar e viver o que foi aprendido. Devemos nos lembrar de que o principal motivo das aulas é que nossas crianças possam amar mais o Pai, se parecendo mais com Jesus e isso tudo por meio do Espírito. Depois de explicar a parte teórica, que é muito importante, mostre para as crianças como elas podem viver aquilo que foi aprendido.
5-Tenha sempre um plano B
Quando damos aulas precisamos estar preparados para lidar com imprevistos, por isso tenha sempre preparado um plano b para as atividades que serão desenvolvidas na sala. Tenha um número maior de materiais e busque outras atividades que poderão ser feitas se as crianças terminarem muito rápido a que você planejou.
6-Que a lição fale com você antes de falar com as crianças
Dizem os sábios que o melhor sermão é aquele que você prega para você mesmo. Ao fazer a lição, estude e se debruce no texto até que você aprenda coisas novas e ele fale com você. Reflita sobre aquilo que está lendo e pense em quais as lições práticas você pode tirar para a sua vida. Quando isso acontecer, você estará pronto para dar um ótimo estudo.
Afinal, como você vai compartilhar algo que não é uma realidade para você?
7-Leia várias vezes as referências bíblicas e anotar o que elas querem dizer
Quando for estudar a lição, leia várias vezes as referências bíblicas anotando as palavras mais difíceis e os seus significados, o contexto em que as passagens estão incluídas e pergunte para o texto “quem?”, quando?”, “onde?” e “por que?”.
8-Ore antes de qualquer coisa
Não é simplesmente questão de superstição. Precisamos orar para reconhecer nossa dependência de Deus para dar a aula. Conversar com o Pai é sempre bom, entregar a Ele o que você vai estudar/falar só vai render bons frutos e vai fazer com que as coisas fluam muito melhor, pois a oração nos lembra de que é Ele quem controla tudo, e não você.
9-Prepare a lição com antecedência
Para que você tenha tempo de preparar uma boa aula é importante que você comece a planeja-la com pelo menos 1 semana de antecedência, leia o tema e os versículos primeiro e medite sobre eles, você verá que ao longo da sua semana quando você estiver trabalhando e fazendo seus afazeres do dia a dia você terá ideias para aplicar na aula. Além disso, quando você se prepara corretamente você tem mais segurança naquilo que está falando. Sabemos que não é fácil conseguir tempo em meio a semana para sentar e preparar a aula, mas é importante que você se planeje para isso.
10-Ouça as crianças
Na aula ouça o que as crianças têm a dizer, mostre interesse naquilo que eles pensam e querem compartilhar. Faça perguntas sobre o que elas entenderam da lição, dessa forma você saberá identificar quem entendeu a mensagem e quem ainda não e poderá tentar explicar de uma forma melhor.
E principalmente lembre-se, que estamos investindo na vida espiritual das crianças e por isso que nos esforçamos, para que elas conheçam a Deus e o que Ele faz.