Culinária Bíblica: Oreo e o Reino de Deus

Mateus 13 relata que Jesus estava num barco assentado e começou a ensinar o povo que estava reunido na praia. O texto bíblico diz que: “Jesus falou muitas coisas por parábolas”. (vs.3) Em cada parábola Jesus fala do reino de Deus e de alguns aspectos importantes sobre ele.

Captação: O que são parábolas? Antes de começar a falar da parábola das pérolas explique pra a criança que uma parábola é uma história que ensina alguma lição, em especial na Bíblia, Jesus usava parábolas para ensinar sobre o reino de Deus. A nossa parábola de hoje fala sobre uma pérola preciosa e vamos usar a bolacha Oreo para representar essa pérola preciosa. Reservem a bolacha que vamos utilizá-la no final.

Explicação: Leia Mateus 13.44-45 com a criança e pergunte com o que Deus compara o reino de Deus? (Deixe que as crianças respondam) Explique para elas que Jesus comparou o reino dos céus a um tesouro escondido. Quanto vale um tesouro? Depende dos elementos que há neste tesouro, mas sabemos que neste texto ele valia tanto que o homem vendeu tudo o que tinha para comprar a propriedade que tinha este tesouro. O segundo homem vendeu tudo que tinha para obter a pérola preciosa.

Jesus quer nos ensinar que o reino de Deus é tão precioso que vale a pena abrir mão de tudo que temos, de tudo que consideramos importante para fazer parte dele. E como podemos fazer parte do reino de Deus? Através do sacrifício de Jesus Cristo. Isso quer dizer que a pérola preciosa, que o tesouro escondido é Jesus Cristo.(Ryle,2011,p.102) O verdadeiro cristão esta sempre disposto a abrir mão de suas vontades, carrega sua cruz para seguir a Jesus. “Ele abandona o mundo. Despe-se do velho homem. Esquece-se das vãs companhias de sua vida passada.”(Ryle,2011,p.101-102) Isso quer dizer que precisamos ter Jesus como maior tesouro de nossas vidas.

Implicação: Da mesma forma que estes dois homens buscaram de forma persistente e deram tudo o que tinham para obter algo de grande valor, nós devemos buscar ao Senhor constantemente para descobrir as riquezas de Sua Palavra, as maravilhas que Ele tem pra nos oferecer diariamente. Por esta busca vale a pena empenharmos toda a nossa vida, tudo o que temos.

Aplicação: Vamos abrir nossas bolachas Oreo e imaginar que elas são ostras e que o recheio é uma pérola preciosa. Enquanto estivermos abrindo e descobrindo este tesouro, vamos memorizar Mateus 6.21. Ao final da atividade deliciosa, vamos pensar em coisas que consideramos preciosas e vamos entregá-las para Deus para que elas não sejam mais preciosas para nós que o próprio Jesus.

Fontes:
1. Todos os textos bíblicos foram extraídos da NVI.
2. O comentário bíblico utilizado foi: Ryle, J.C. Meditações no Evangelho de Mateus. Editora Fiel,São José dos Campos: 2011.
3. Imagem de lorimalhiot por Pixabay 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: