Paulo e Silas (manter o ânimo para louvar)

Texto Bíblico: Atos 16.19-39

Captação: Nesta captação vamos ouvir um breve resumo da história de Helen Berhane. Esta mulher cantava desde que era criança para adorar a Deus, ao se tornar adulta lançou o seu primeiro CD em 2003. Porém ela morava na Eritreia, um país que não permitia cristãos adorarem a Deus. Por isso, Helen foi presa em 2004, pouco tempo depois de ter lançado seu CD. Ela era mantida presa porque se negava a assinar um documento declarando que renunciava a sua fé em Jesus Cristo, prometendo não cantar mais, não compartilhar o Evangelho e não realizar quaisquer atividades cristãs na Eritréia. Mesmo presa e sofrendo muito, Helen não deixou de orar e cantar músicas cristãs, muitas pessoas que estavam presas no mesmo lugar que ela, conheceram a Jesus e entregaram sua vida para Ele. Depois de três anos presa, ela foi liberada para ir pro hospital e conseguiu e para casa. Ela, com apoio de pessoas cristãs, se mudou de país e hoje vive na Dinamarca com sua filha.

A história que vamos aprender hoje também é sobre pessoas que estiveram presas e continuaram louvando a Deus. O nome deles é Paulo e Silas, vamos aprender?

Explicação: Paulo era apóstolo do Senhor Jesus (Explicar para crianças que apóstolo significa “mensageiro”. Os apóstolos eram, portanto, homens escolhidos e ensinados por Jesus para pregar a Palavra de Deus em outras regiões e até países).

Paulo escolheu Silas, um dos líderes da igreja naquela época, para acompanhá-lo em uma viagem missionária (explique o que é uma viagem missionária). Eles passaram por muitas cidades, e foi em Filipos que foram presos.

Eles conheceram uma jovem escrava que não tinha Jesus no coração. Ela não seguia os ensinamentos de Deus e tentava fazer adivinhação. As pessoas gostavam de ouvir os ensinamentos mentirosos dela e pagavam para ouvir as adivinhações. Ela fazia isso porque ouvia os conselhos vindos de um espírito mal.

Paulo ordenou que o mau espírito a deixasse. Os patrões dela ficaram zangados porque agora não tinham mais como ganhar dinheiro. Assim, Paulo e Silas foram acusados por eles por fazer confusão na cidade e causar problemas, mas isso era mentira. Os líderes fizeram com que Paulo e Silas fossem chicoteados e colocados na prisão. Eles foram presos sem julgamento justo.

Paulo e Silas foram lançados na prisão. Ao guarda foi ordenado que ele guardasse os dois prisioneiros com total rigidez, a prova disto é que o guarda colocou as pernas de Paulo e Silas no tronco, para que se tornasse impossível qualquer possibilidade de fuga, o que era feito apenas com os criminosos mais perversos. Por conta de vários açoites que ocorriam em prisões como esta, os presos ficavam completamente enfraquecidos, o que provavelmente era, na ocasião, a condição física de Paulo e Silas.

Naquela noite, mesmo estando presos, humilhados e fracos, Paulo e Silas oraram e cantaram hinos a Deus. Eles não ficaram desanimados. Todos na prisão os ouviram. De repente, o chão começou a tremer e as portas da prisão se abriram (leve as crianças a perceberam como isso era algo incomum de acontecer). O guarda ajoelhou-se diante de Paulo e Silas (ele começou a perceber o poder de Deus por causa do terremoto) e perguntou-lhes como poderia ser salvo. Paulo e Silas não tiveram raiva do guarda e ensinaram o evangelho.

No dia seguinte, os líderes da cidade soltaram Paulo e Silas e eles foram a outra cidade para continuar o trabalho missionário.

Implicação: Da mesma forma que Deus protegeu Paulo e Silas e colocou em seus lábios cânticos e hinos de louvor a Ele, nós também podemos provar disso em momentos de grande dificuldade.

Neste momento estamos presos em casa, não podemos ir ao parquinho, não podemos ver nossos amigos, não podemos nem ir pra igreja. Mas nós podemos cantar louvores a Deus. Nós podemos nos alegrar sabendo que Deus cuida de nós.

Aplicação:

A. Escolha músicas (dentre elas hinos também) que as crianças mais gostam, faça uma playlist, e cante com elas. Você pode escolher também um canal de músicas cristãs no youtube e incentivar a crianças cantar lembrando a elas que não podemos deixar o desânimo vir.

B. Faça um diário de oração com elas ou anote os pedidos de oração numa lousa, cartolina ou em papel pardo onde elas possam ver os pedidos. Chame aquele local do “cantinho da oração”.

C. Aproveitem para compor músicas com elas. Conduza as crianças a soltarem a imaginação. Para isso você pode usar os Salmos. E os instrumentos também você pode improvisar com qualquer objeto em casa que possa emitir som.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: