Você já teve momentos em que queria explicar um conceito para uma criança mas não sabia como?
Dou aulas para as crianças da minha igreja e frequentemente me pego pensando sobre como explicar sobre conceitos teológicos, muitas vezes difíceis, para elas. Deixar de explicar, pra mim não é uma opção, pois sei que para elas aquilo será importante.
Nesses últimos dias fiquei pensando em como explicar para uma criança o que é adorar a Deus. Será que é amar bastante Ele? Ficar falando frases como: “eu te adoro”, “eu te quero mais”? Levantar a mão na hora do louvor?
E em meio a essas perguntas, encontrei um áudio do John Piper no site Desiring God explicando como podemos ilustrar a glória de Deus para uma criança. Este áudio e texto transcrito ainda não foram traduzidos para o português então vou resumir um pouco aqui o que ele falou sobre esse assunto e trazer para a realidade brasileira.
Ele explica que o princípio básico disso é perceber que glorificar a Deus não é dar glória, mas ver algo como glorioso e celebrar isso. Reconhecer que Deus é glorioso, admirar o valor de sua glória, adora-lo e fazê-lo conhecido. Porque Deus já é glorioso, nada que faremos pode torná-lo mais glorioso.
Piper indica o texto de 1Pedro 1.3 para mostrarmos palavras que glorificam a Deus pela sua misericórdia e mostrar em 1 Pedro 2.12 que diz como nós podemos ser conduzidos para glorificar a Deus.
Para tentarmos ilustrar a glória de Deus, Piper explica que crianças conseguem categorizar coisas em tamanho, valor e beleza. Assim, ele nos mostra três ilustrações sobre isso (há algumas mudanças nas ilustrações para que contemple a realidade brasileira):
1- Dirigindo pela estrada, você avista um outdoor no horizonte e pede para que o seu filho meça qual é o tamanho dele com os dedos e fale se é grande ou pequeno. Provavelmente, ele vai conseguir medir com o polegar e dizer que é pequeno. Ao chegar próximo do outdoor pare o carro e peça para que seu filho meça novamente o tamanho e diga se é grande ou pequeno. Nesta hora o outdoor será muito grande, de forma, que o seu filho não conseguirá medir.

Agora vem a explicação e ensino. Como glorificamos essa torre? Primeiro temos que chegar bem perto dela para perceber o tamanho real e nos surpreendermos com a altura. Pode ser até assustador. Muito grande perto da criança.

2- Compare o pai de uma criança que tem 1,80 de altura e o de outra criança que tem 1,90 de altura e pergunte para a criança: “Você quer trocar o seu pai que só tem 1,80 de altura por um outro papai maior?”. A criança responderia: “não, eu quero o meu pai. Não quero troca-lo”. Assim, explique para a criança que ela não quer trocar o seu pai porque ele é muito, muito, muito valioso para ela e por isso que ela prefere ele do que qualquer outro papai.
Dessa forma, podemos aprender o quanto Deus é valioso. Quando conhecemos a Deus e percebemos o quanto ele é valioso, você quer Ele mais do que qualquer outra coisa e assim o glorifica.
3- Existem algumas histórias e desenhos que tem algum personagem muito feio e malvado e normalmente nesses desenhos tem algum herói que é bonito, forte e bom. Seu filho, normalmente, fica feliz quando o herói aparece e vence o dia, derrotando o vilão.

Explique para ele que o herói não é só bonito por sua aparência, mas pela beleza do seu caráter e sabedoria. Então podemos pensar com a criança, como glorificamos esse personagem? Podemos glorifica-lo nos alegrando quando ele vence, dizendo a outras pessoas como ele é bom.
“Nós não fazemos a torre alta. E não tornamos o papai valioso. E não tornamos o herói bonito. Glorificamos o tamanho, o valor e a beleza, vendo-o pelo que é e ficando contentes por ser assim e depois agindo e falando de uma maneira que mostre às outras pessoas o que vemos e o que amamos.”
Um criança de 4 anos pode compreender isso e oramos para que o seu entendimento da glória de Deus seja cada vez mais profundo.
Link para o áudio original: https://www.desiringgod.org/interviews/gods-glory-illustrated-for-kids
Deixe um comentário