Você esta ensinando isso errado (1) – Êxodo

Ao longo dos anos em que tenho ensinado os pequenos a respeito das verdades do Evangelho tenho percebido que ensinamos muitas coisas erradas pra eles. Porque isso acontece? Primeiro, porque há histórias que já ouvimos tantas vezes que nem nos damos o trabalho de relê-las para dar a aula. Segundo, que nossos professores fizeram o mesmo. Então mínimos detalhes que fazem MUITA DIFERENÇA, passam por vezes despercebidos por nós!

A primeira história que contamos errado para as crianças é sobre a libertação do povo de Israel e vou mostrar aqui para vocês todos os detalhes desta maravilhosa história que nós deixamos passar.

Quando Moisés se coloca diante do faraó pela segunda vez para pedir que o povo seja liberto, ele joga sua vara no chão e a transforma em cobra. Contudo, a Bíblia nos relata que os magos do Egito fizeram o mesmo Ex 7.11: “O faraó mandou chamar seus sábios e feiticeiros e, por meio de suas artes mágicas, esses magos egípcios fizeram a mesma coisa: jogaram suas varas no chão, e elas também se transformaram em serpentes. Mas a vara de Arão engoliu as varas dos magos.”

ex07_12

1ª Água em sangue: Deus transforma a água em sangue e os magos do Egito fazem o mesmo. (Ex 7.22) Dessa forma, Faraó não acredita no poder de Deus e continua endurecido.

“Todos os egípcios cavaram às margens do rio para encontrar água potável do Nilo.” Ex 7.24

2ª Praga das rãs: Deus enche as águas de rãs, contudo os magos do Egito fazem o mesmo. (Ex 8.7) Dessa forma, Faraó não acredita no poder de Deus e continua endurecido.

“As rãs avançarão sobre você, sobre seu povo e sobre todos os seus oficiais.” (Ex 8.5)
Faraó pede para que Moisés ore a Deus e os livre dessa praga e assim permitirá que o povo seja livre do cativeiro. Então Moisés ora ao Senhor e Deus mata todas as rãs e o texto bíblico diz que: “Os egípcios as juntaram em montões, e um fero terrível encheu a terra. Mas quando o faraó percebeu que a situação havia melhorado, seu coração se endureceu, e ele se recusou a dar ouvidos a Moisés e a Arão, como o Senhor tinha dito”. (Ex 8.14-15)

3ª Praga dos piolhos: Deus enche a terra com piolhos e a Bíblia diz que “Os magos do faraó tentaram fazer o mesmo com suas artes mágicas, mas não conseguiram. E os piolhos cobriram tudo, tanto as pessoas como os animais” (Ex 8.18) E então pela primeira vez os egípcios reconhecem ser a mão de Deus sobre eles, mas nem assim o faraó reconheceu e não deixou o povo ir. (Ex 8.19)

4º Praga das moscas: Até esta praga todo Egito sofria. Isso quer dizer que o povo de Israel também sofreu juntamente com os egípcios. Eles também participaram da condenação e do juízo de Deus. Mas em Êxodo 8.22 esta escrito: “Desta vez, porém, pouparei a região de Gósen, onde meu povo vive. Lá, não aparecerão moscas. Então você saberá que eu sou o Senhor e que estou presente até mesmo no meio de sua terra. Farei clara distinção entre o meu povo e o seu. Esse sinal acontecerá amanhã.”

Até aqui pudemos ver algumas coisas importantes:
a) Os magos do faraó realizaram alguns ‘milagres’, contudo não ensinamos essa distinção as crianças, por acharmos que não é algo importante. É um engano desprezarmos qualquer parte da Palavra do Senhor. Apontar que os magos do Egito eram capazes de realizar milagres nos faz alertas para saber que o príncipe das trevas pode nos enganar e isso pode endurecer nosso coração para as maravilhas do Evangelho. O Diabo tem poder e opera de forma a nos enganar e seduzir. Então, podemos demonstrar aos pequenos que apesar do Diabo ter poder ele não é maior que o poder de Deus. É um poder limitado, porque os magos não conseguiram realizar todas as pragas e eles mesmos reconheceram que a mão de Deus os estava condenando.

b) O povo de Israel também sofreu as pragas do Egito, ele não passou por todas, mas sofreu. E eu por vezes já ouvi pessoas dizerem que o povo de Israel foi poupado de todas, ou que sofreu todas as pragas do Egito. Pelo que lemos aqui  não é isso que o texto bíblico diz. E se não formos fiéis e ensinarmos aos pequenos desde cedo que o cristão está salvo de toda maldade, vamos ensiná-los que o sofrimento não faz parte da vida do cristão. E eles crescem achando que são imunes a qualquer tipo de catástrofe no mundo.

Sejamos fiéis nos ensino da verdade. Porque nós sabemos que a vida cristã é marcada por lutas pessoais, sofrimentos coletivos, tentações e armadilhas de Satanás. Se a Bíblia ensina isso, devemos ser fiéis e ensinar isso as nossas crianças, para que desde cedo elas creiam no poder ilimitado e único do nosso Deus e Senhor. Da mesma forma que o povo de Israel sofreu, nós iremos sofrer. Da mesma forma que o povo clamou por libertação, nós podemos clamar e o mesmo Deus que esteve com eles, esta aqui conosco hoje!

Que nos não nos contentemos em simplesmente repassar o que ouvimos, mas que tenhamos fome e sede de estudar a Palavra, de ler os textos, cavar a história em busca de um precioso tesouro. Que a nossa paixão contagie os pequenos e os leve a amar mais e mais a Jesus Cristo e Sua Palavra. Que Deus nos abençoe.

Boa Criativação.

Artigo continua…

Um comentário em “Você esta ensinando isso errado (1) – Êxodo

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: