O que podemos ensinar usando Fini Doce e azeda

A atividade de hoje é simples e bem interessante, porque utilizaremos algo que faz parte da rotina de muitas crianças: Fini! Nosso objetivo com esta atividade é demonstrar que tudo da vida cotidiana dos pequenos pode ser utilizado.

Para a atividade será necessário comprar dois pacotes de Fini um doce e um azedo. Comece a atividade mostrando a diferença entre os dois tipos de Fini. Segure um na mão e mexa mostrando que o Fini é mole e flexível.

Pegue primeiro o Fini azedo e leia Jó 20.14: De repente, a comida azeda em seu estômago; torna-se veneno de serpente em seu interior.”  Após a primeira leitura leia o Salmo 119.103: “Como são doces as tuas palavras; são mais doces que o mel!”

fini

Explique para as crianças que ao escolhermos vivermos de acordo com a nossa própria vontade e não de acordo com a vontade de Deus, a vida pode ser muito amarga. A vida é sem sentido, sem esperança, você caminha sozinho, não tem ninguém para ajudá-lo. Entregue o Fini azedo e o doce. Pergunte para as crianças: “Qual deles é azedo?”, “Qual deles é doce?”, “Qual deles você mais gosta?” “Que tipo de vida devemos escolher viver?”

É importante explicar para as crianças que apesar da vida com Deus ser doce, Ele por vezes irá nos esticar e em alguns momentos até nos quebrar. (Enquanto estiver falando isso pegue o fini(verme) puxe e estique) Leia Isaías 64.8: “Apesar de tudo, ó Senhor, és nosso Pai. Nós somos o barro, e tu és o oleiro; somos todos formados por tua mão.” Os ceramistas que são pessoas que trabalham com o barro tem a habilidade de esticar o barro e moldá-lo para que tenha uma forma melhor. (Pegue o fini e estique o máximo que conseguir) Eu não sou Deus então não consigo dar nova forma a este Fini e nem a nada, muito menos a minha vida e nem vocês. Deus quer fazer algo novo em nós e podemos por vezes até mesmo nos quebrar, mas Ele sabe o que está fazendo.

Diga aos pequenos que “Deus se importa com as pequenas coisas e vocês como este verme de Fini são pequenos. Mas Deus os ama muito! Agora me digam uma coisa crianças, o nosso Fini é de verme, o que é um verme?(Deixe que elas respondam) e para que serve um verme? o que o verme faz?(Deixe que elas respondam). Os vermes mexem na sujeira abrindo espaço para que as sementes cresçam em plantas, flores, árvores e alimentos. Sem os vermes seria difícil ter todas estas coisas. Muitas vezes nos sentimos muito pequenos e sem muita importância como os vermes. Mas precisamos nos lembrar que Deus olha pra nós, Ele nos ama e nos fez com um propósito. Vamos ler todos juntos Provérbios 30.24-28! Todos este animais são criados por Deus e comandados diariamente por Ele com a sua boa mão.”

Ao final da lição distribua mais Finis para as crianças, se quiser leve saquinhos com os Fini para que eles levem para casa.

Deus nos abençoe e Boa Criativação!

Esta atividade foi extraída do link a seguir, mas foi levemente adaptada:  https://ministry-to-children.com/gummy-worm-object-lessons/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: