Há momentos ministeriais em que o departamento infantil não tem crianças suficientes para dividimos em classes, então o que fazer? Vou contar para vocês um pouco da minha experiência como líder do departamento infantil que passou por esse dilema.
Há alguns anos atrás quando eu liderava o ministério infantil da Igreja Presbiteriana Independente de Vila Sônia chegamos a ter apenas 6 crianças no departamento infantil e eles estavam dividas em 4 salas, o que desmotivava muito os professores e os pequenos. Então sentei para conversar com uma amiga pedagoga experiente e ela me indicou trabalharmos com todas as crianças juntas para que elas não se dessem conta de salas enormes vazias.
Então optamos por estruturar o ministério da seguinte forma: dividir o tempo das crianças em dois períodos. O primeiro período com história bíblica e atividade e o segundo período com pequenos grupos, brincadeiras e louvor. E assim fizemos, no primeiro período estruturamos uma escala de duplas de professores para contar a história e realizar as atividades e no segundo período as crianças realizavam atividades relacionadas a história aprendida, bem como as brincadeiras e o louvor. Deu muito certo até que começamos a crescer e nos estruturar melhor, precisando aumentar a equipe de voluntários.
Optamos por utilizar um material que atendesse aos maiores e adaptamos algumas atividades para os pequenos, para que eles também pudessem participar do seu jeito e da sua maneira!
Compreendo que cada igreja tem a sua realidade e que o que deu certo comigo, não dará em outros lugares, por isso estamos compartilhando um vídeo que apresenta outra experiência que pode te inspirar a pensar na melhor forma de estruturar o seu departamento infantil de acordo com a realidade que você tem.
Que Deus nos encha de sabedoria para encontrar a melhor forma de levar nossos pequenos a aprender as verdades preciosas de Sua Palavra. Boa Criativação!
Deixe um comentário