Brincadeira: Detetive do caso Caim e Abel

Texto Base: Gn 4

     A atividade que vamos apresentar hoje é sobre um assassinato. E para solucionar este caso vamos precisar de Detetives da Bíblia, que serão as crianças.
O objetivo da atividade é mostrar como Deus julga justamente todas as coisas.

Temos duas formas de montar essa atividade:

Opção 1: Você vai precisar de um grupo de apoio que estará espalhado pela igreja, ou local escolhido. Cada pessoa do grupo ficará na base (quem já brincou de monge, ou semelhantes é da mesma forma!) com a pista que as crianças precisam. E conforme as crianças passam nas bases elas interrogam e vão juntando as peças até solucionar o caso. (Ou seja, vão aprendendo partes da história enquanto buscam as pistas)

Em cada base você pode ter resposta para as perguntas:
– Porque Caim matou Abel?
– O que aconteceu antes do crime?

     A primeira pista que dará início a brincadeira será dada pelo professor ou direcionador da brincadeira. Se você tiver muitos grupos é interessante que dê pistas diferentes para cada criança. Tente ligar as pistas para achar as bases e a história. E se possível coloque algum adulto para ajudar as crianças nesta jornada. Adolescentes também são excelentes para auxiliar nestas atividades.

     Ao final da brincadeira faça uma recapitulação das pistas que eles receberam. Assim vocês estarão dando sequência a história bíblica. E após concluir isso aplique para as crianças, diga a elas que Deus expôs o coração pecaminoso de Caim, deu-lhe a oportunidade de não cometer pecado contra seu irmão, mas mesmo assim ele escolheu pecar. Então Deus aplicou sua justiça na vida de Caim. (E leia para as crianças o que houve!)

Opção 2: Espalhe pistas sobre a história como por exemplo: o lugar onde aconteceu, nomes envolvidos no crime, causa do crime. Tenha o cuidado de instigar a curiosidade das crianças. Ao final da caça as pistas reúna as crianças e pergunte sobre o que elas descobriram, ajude elas a ligarem as informações obtidas, montando a história e fazendo a conclusão.

     Para saber mais sobre a história do nosso assassinato leia Gênesis 4!

Boa criativação!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: