A milagrosa libertação de Pedro da prisão. (oração)

Captação: Brinque de telefone sem fio com as crianças.
Forme uma roda. Uma das crianças fala uma palavra secreta no ouvido de quem está ao seu lado. A criança que ouviu repassa a palavra para a que está ao seu lado e assim por diante. Quando a palavra chega à última criança, ela deve dizê-la alto.

Neste jogo o resultado pode ser engraçado, quando estamos falando com Deus, Ele não escuta nossas orações pela metade e nem perde alguma informação! Com Deus não há telefone sem fio.

Explicação: Pedro também era apóstolo de Jesus assim como Paulo. Naquela época, os cristãos estavam sendo perseguidos e estava aumentando. Era muito perigoso continuar falando sobre a salvação em Jesus. Foi durante a Páscoa que tais crueldades foram praticadas. Mas os cristãos continuavam firmes e fortes, apesar dos sofrimentos.

A igreja estava triste porque um dos seus líderes (Tiago) havia morrido por ordem do rei Herodes e, como se não bastasse, esse rei também tinha mandado prender Pedro para matá-lo. Ele era vigiado por muito soldados. No total eram 16 soldados (leia Atos 12.4).

Pedro estava preso em uma cela cavada na rocha, local escuro (peça para as crianças fecharem os olhos e imaginarem a descrição que você fará do local onde Pedro estava preso) cujas portas tinham fortes ferrolhos e barras; e os soldados em guarda ficaram responsabilizados pelo prisioneiro.

Como os judeus estavam comemorando a celebração da Páscoa, para comemorar a libertação de Israel do Egito, Herodes pretendia apresentar Pedro aos judeus depois da Páscoa. Pretendia, porque Deus tinha outros planos.

Enquanto isso, a igreja começou a fazer algo muito importante: orar.

Pedro já sabia que Herodes tinha decretado a sua morte, mas ele também sabia que quem dá a última palavra é DEUS, por isso o apóstolo tinha tanta certeza da sua vitória que naquela noite dormiu com um sono profundo (pergunte as crianças se elas conseguiriam dormir num local horrível daqueles, com correntes e sabendo que iria morrer).

Deus atendeu rapidamente à oração dos cristãos. Como? Deus enviou um anjo até a prisão. Conduza as crianças a imaginarem um lugar todo escuro e de repente aparece uma luz muito forte e nem após esse ocorrido Pedro acordou, foi preciso que aquele anjo tocasse nele para que ele pudesse acordar.

Ele acordou Pedro e mandou que ele o seguisse. O apóstolo ficou em dúvida se aquilo era verdade ou se era uma visão. Quando Pedro entendeu o que havia acontecido, foi para a casa de Maria. Lá, a igreja estava em oração para que ele fosse libertado.

Quando Pedro entrou, todos se alegraram e louvaram ao Senhor. Ele contou como o Senhor o tinha tirado da prisão. Eles oraram e Deus respondeu a oração.

Implicação: Mesmo sabendo de más notícias, podendo estar em um local desagradável devemos manter o pensamento que Deus está no controle, sem precisar perder o sono, pois Ele pode fazer milagres. Assim como foi com Pedro pode ser com você.

Aplicação:
A. Já foi sugerido aqui sobre a oração, mas desta vez a sugestão é faça pedidos só pelas outras pessoas. Leve as crianças a só orarem intercedo por outras. Anote este pedido em uma folha e deixe um espaço para o dia que Deus irá responder. Como a igreja orava pela vida de Pedro ore pela vida de outros. Um milagre também pode acontecer.

B. Peça para as crianças escreverem, ou você pode imprimir para elas pintarem, de forma bem criativa o Salmos 9.10. Aproveitem e façam também uma moldura. Peçam para elas colocarem ao lado da cama e todas as vezes que forem dormir leiam confiando que Deus dará uma noite tranquila. Devemos confiar em Deus da mesma forma que Pedro confiou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: