O Livro da Vida

Contos de fadas, quadrinhos, heróis mascarados, belas mocinhas, vilões e ladrões. O universo das histórias é imenso e quantos não são os aventureiros que embarcam em viagens surpreendentes, daquelas de tirar o fôlego e tremer as pernas? Livros são o passaporte ideal para tais experiências.

Ao estimular os filhos na descoberta das delícias da literatura fazemos com que, além de adquirir conhecimento, tenham o prazer e a alegria que as leituras proporcionam. Nascem, então, pequenos pensadores que nunca mais ficarão à deriva. 

A Bíblia é a maior e mais espetacular coleção de histórias que existe, e, quer saber o melhor? Todas são reais e verdadeiras. Não há invenções ou ilusões ou pequenas mentiras para atrair a atenção de seus leitores, tudo lá realmente aconteceu.  No “livro preto”,[1] existem histórias de grandes batalhas reais, casamentos, suspenses, milagres. Acredite, um homem foi criado do pó e uma mulher de sua costela! Uauuuuuu! Um grande barco foi construído para abrigar da chuva uma família e os animais. Um pastor que se tornou rei e uma estrangeira foi feita rainha; três homens numa fornalha, cinco pães que alimentaram uma multidão e, enfim, a mais bonita de todas: um jovem judeu que morreu por amor a um povo! Não é demais?

Ao convocar seus filhos para o culto doméstico você irá abrir nada mais, nada menos que este livro maravilhoso e incomparável, vai mostrar aquilo que Deus fez, faz e ainda fará por seu povo; certamente eles ficarão extasiados com tanto poder, amor e graça. 

O salmo 19 descreve este livro como um restaurador de almas, um iluminador de olhos ou ainda um doador de sabedoria. Diz que é mais desejável do que ouro e mais doce que mel puro! Temos esse tesouro em nossas mãos, podemos ler quando e quantas vezes quisermos, é livre!  A pergunta aqui é a seguinte: você tem lido e ensinado seus filhos a lerem este livro? Há em seu lar um desejo genuíno de abrir esta coleção de histórias e conhecer o escritor de cada uma delas? Seus filhos sentem falta de embarcar diariamente numa dessas viagens? Eles amam o dono de todas estas palavras mais do que tudo em suas vidas?

Quero, portanto, te encorajar a plantar no coração de sua família a semente do amor pela Bíblia, a criar altas expectativas para os capítulos seguintes e a despertar o desejo de desvendar os finais de cada história. Seja exemplo para os de casa! Deixe que seus filhos os vejam lendo, fazendo anotações, deliciando-se com as páginas de sua velha e surrada bíblia, isso mesmo, velha! Quando as folhas de um livro são manuseadas a toda hora, em todos os dias elas ficam usadas, gastas e puídas.

Escolha um livro do Antigo ou do Novo testamento, uma carta de Paulo, de Pedro ou Judas, conte sobre a criação do universo, dos animais e de nossos patriarcas, fale da arquitetura, do modelo financeiro, das artes, dos costumes e das comidas. Há tanto para ser ensinado que você não vai acreditar. A Palavra do Senhor é eterna e se revela a nós a cada leitura. Trace um plano, pense numa estratégia que se adeque à realidade de sua família e transforme em ação.

Vou te contar como fazemos aqui em casa: meu marido e eu planejamos um tema para um período, que pode durar dois, três, seis meses. Por exemplo, nesse momento temos trabalhado os Dez Mandamentos. A cada semana falamos de um único mandamento, preenchendo os dias com perguntas do Breve Catecismo de Westminster, histórias relacionadas com aquela lei, fatos mostrados no jornal ou na internet.  Além disso, cantamos cânticos e oramos sobre aquele assunto. Tem dado certo e, de fato, somos edificados mutuamente. 

Lembre-se, se entendermos e ensinarmos que neste livro bendito está escrito tudo o que precisamos saber a cerca de nosso Deus e se guardarmos cada lei e cada estatuto, receberemos grande recompensa (Salmo 19.11). 

Há um mapa em suas mãos que lhe garante o caminho certo para um tesouro imarcescível, de valor inestimável. Em nosso destino final, encontraremos todas as coisas renovadas, onde não haverá morte ou dor, lágrima ou choro.  Não o deixe fechado, mas ouça a voz do Todo-Poderoso que te guiará até aquele lar. 

Fique firme e desfrute do único livro que conta o passado, mostra o presente e garante o futuro.


[1] Portas Abertas. O livro preto na Coreia do Norte. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0dvvfat0iBE&t=33s>. Acesso em: 23 Junho 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: