Você esta ensinando isso errado (2) – 10 pragas do Egito

Em nosso primeiro artigo da série (Você está ensinando isso errado 1) apresentamos a primeira parte da história das 10 pragas do Egito. O artigo de hoje pretende continuar apresentando as pragas do Egito e nos mostrando o que temos ensinado de maneira infiel as crianças, porque não ob1servamos os detalhes da narrativa.

ex12_07

5ª Animais: Deus feriu com praga mortal todos os animais. Mas poupou o povo de Israel mais uma vez. De acordo com Ex 9.4: “Mais uma vez, porém o Senhor fará distinção entre os animais dos israelitas e dos egípcios. Não morrerá um só animal de Israel”.

6ª Feridas Purulentas: Moisés jogou cinzas no ar e elas se espalharam sobre a terra do Egito. E assim toda a terra do Egito foi afetada. E a Bíblia relata que: “Nem mesmo os magos conseguiram permanecer diante de Moisés, pois surgiram feridas neles, e também em todos os egípcios.” (Ex 9.11)

7ª Granizo: Moisés estendeu a mão em direção ao céu e choveu granizo. Deus disse: “Rápido! Mandem seus animais e servos deixarem os campos e procurarem abrigo. Quando o granizo cair, todas as pessoas e animais que estiverem ao ar livre morrerão.” (Ex 9.19) Todos os que creram em Deus e procuraram abrigo foram poupados. A Bíblia relata que “A chuva de granizo deixou toda a terra do Egito em ruínas. Destruiu tudo que estava no campo, tanto pessoas como animais, plantas, e até mesmo as árvores foram despedaçadas.” (Ex 9.25)

E esta foi mais uma praga em que Deus preservou seu povo: “O único lugar em que não caiu granizo foi a região de Gósen, onde vivia o povo de Israel” (Ex 9.26)

8ª Gafanhotos: Deus através de Moisés disse à Faraó que enviaria uma nuvem de gafanhotos que iria acabar com tudo que sobrou no Egito. (Ex 10.5) Assim “os oficiais da corte se aproximaram do faraó e suplicaram: ‘Até quando o faraó permitirá que esse Moisés seja uma ameaça para nós? Deixe os homem saírem para adorar o Senhor, o Deus deles! O faraó não vê que o Egito está em ruínas?” Como o Faraó se recusou a deixar o povo ir, a Bíblia relata que Moisés estendeu sua mão e a nuvem de gafanhotos acabou com todas as plantas que sobreviveram à tempestade de granizo. (Ex 10.12)

“Eles invadiram todo o Egito e desceram em nuvens densas sobre seu território, de uma extremidade à outra. Foi a pior praga de gafanhotos em toda a história do Egito e jamais houve outra igual.” (Ex 10.14)

O Faraó se arrependeu (Ex 10.17) e Deus dissipou a nuvem de gafanhotos. “Mas o Senhor endureceu o coração do faraó, e ele se recusou a deixar o povo de Israel sair.” (Ex 10.20)

9ª Escuridão: A Bíblia relata que Moisés estendeu a mão e a terra ficou em profunda escuridão por três dias. “Nesse período, as pessoas não conseguiam ver umas às outras e ninguém saía do lugar. Mas, onde viviam os israelitas, havia luz, como de costume.” (Ex 10.23)

Mais uma vez Deus preserva seu povo de ser atingido por uma praga do Egito.

10ª Morte dos Primogênitos: Deus disse a Moisés que “quanto aos israelitas, porém, nem um cão latirá contra eles ou seus animais. Com isso vocês saberão que o Senhor faz distinção entre os egípcios e os israelitas.” (Ex 11.7) Mas uma vez Deus preservou seu povo.

Ao final desta série pudemos aprender e perceber que Deus protege seu povo do mal, mas mesmo quando aparentemente não o protege Ele tem um plano soberano. E o plano de Deus no Egito e hoje é fazer Seu nome conhecido entre as nações. E Deus utiliza das mais diversas formas para demonstrar seu poder.

Que Deus nos ajude a sermos fiéis a Sua Palavra e Boa Criativação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: