Leitura Bíblica de Natal – Mateus 1. 22-25

“Tudo isso aconteceu para cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: “Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel, que significa ‘Deus conosco'”. Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado e recebeu Maria como esposa. No entanto, não teve relações com ela até o menino nascer; e ele lhe deu o nome de Jesus.” Mateus 1. 22-25

132581110movie1hero

Finalmente nós descobrimos a resposta de José! Ele acordou do sonho e se casou com Maria! José aceitou fazer parte do plano de Deus, mesmo sendo algo desconhecido para ele. Mesmo não sabendo ao certo como Jesus seria o Rei de Israel sendo filho de um carpinteiro!

Há muitos detalhes nas histórias bíblicas que não nos chamam atenção porque nós crescemos ouvindo essas histórias! Mas precisamos nos lembrar que os personagens não conheciam o final da Bíblia, eles não sabiam o que aconteceria. E essa é a grande emoção da narrativa bíblica! Nós precisamos aprender a contar as histórias para as crianças levantando essas questões difíceis. Será que foi fácil e simples aceitar o chamado de Deus? Será que José e Maria não sentiram medo? Nós sabemos que sentiram, porque o anjo disse aos dois para não sentirem medo! Será que eles não acharam que era uma loucura um carpinteiro ser filho do próximo Rei de Israel? Como isso poderia acontecer?

Um rápido histórico do que aconteceu com o povo de Israel no período dos Reis. O povo era organizado em 12 tribos desde os tempos de Jacó. Após um longo período sendo regidos por Deus e algum homem do povo que Deus levantava como profeta ou líder, o povo de Israel queria um rei, então dessa forma tiveram como primeiro Rei Saul.  Seu sucessor não foi seu filho Jônatas, herdeiro por direito, mas sim Davi, pois Deus o havia escolhido e Jônatas abriu mão de seu reinado em obediência ao Senhor. Após Davi, o povo teve como Rei Salomão que não era o herdeiro do trono, por não ser o filho mais velho de Davi, mas Davi o escolheu e então ele se certificou que a escolha do pai seria respeitada e matou Adonias seu irmão mais velho herdeiro do trono. Após a morte de Salomão as coisas se complicaram um pouco em Israel.

E mesmo apesar de um futuro incerto e confuso, muitos continuaram crendo que Deus cumpriria o que prometeu. Deus ficou aparentemente em silencio durante 400 anos! E após este período enfim Deus cumpriu através de Jesus, o que havia prometido! Isso quer dizer que nós devemos confiar em Deus, mesmo quando Ele parece estar em silêncio. Porque temos provas suficientes de que Deus cumpre o que promete!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: