Como ensinar missões para as crianças?

Quando conheci Jesus como meu Salvador, tinha dois filhos bem pequenos. Gabriela estava com 2 anos e meio e Serginho tinha apenas 1 aninho. Gabi chorava muito para ficar na classe das crianças na igreja. Isso me levou a fazer o curso de um ano da APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças), exigido pela igreja para quem quisesse se tornar professora da EBD (Escola Bíblica Dominical). Foi assim que voltei minha atenção para as crianças e à medida que eu aprendia, ensinava as verdades da Palavra de Deus para elas.

Penso que só conseguimos ensinar o que estamos aprendendo e cremos ser verdade. Enfatizar versículos ou contar histórias de missionários pioneiros faz parte do ensino, mas não é tudo. Missões vai impactar as crianças quando o seu coração de professor, mãe, pai, avó, avô, tia e tio…estiver batendo no ritmo do coração de Deus. O exercício físico fortalece nosso coração e faz ele bater forte e ritmado. Missões exercita nossa fé e faz nosso coração bater forte pelos povos e dá ritmo à nossa caminhada cristã nos tirando do comodismo.

Isso vai exigir que VOCÊ dê o primeiro passo. É assim que um maratonista consegue correr 5, 10, 21 e até 42Km. Uma caminhada começa com o primeiro passo e então o próximo, mais um…e assim por diante. Encorajada? Então vamos começar!

 

  • Comece a andar com Deus através da Bíblia e conhecerá o Deus missionário. Geralmente as pessoas olham para missões como algo penoso, que exige muita renúncia e coragem. Uma pessoa motivada não mede esforços. A linha de chegada, o prêmio, motiva o corredor a treinar mesmo sentindo dor. Ele tem um alvo e o persegue.  A motivação do missionário é ver mais um povo ouvindo as Boas Notícias e isso não tem preço. As dificuldades não são o foco e sim ver a Glória de Deus espalhada por toda a terra.

 

  • As lições que você aprender com Deus, ensine para as crianças. Se interesse pelas nações. Informe suas crianças sobre as necessidades dos povos sem Cristo, sem acesso à Palavra de Deus. Nunca tente motivar suas crianças através da CULPA. Mostre o quanto Deus nos ama e quer nos dar o privilégio de falar para outros do amor de Jesus. Ser um mensageiro de Deus é uma missão impossível se não for motivada pela GRAÇA.

 

  • Envolva-se com algum missionário da sua igreja ou que você conheça. Busque informações sobre onde ele trabalha e o povo que está sendo alcançado. Encoraje suas crianças a escreverem uma carta, fazer um desenho, enviar um presentinho ou gravar um pequeno vídeo encorajando o missionário e sua família. Talvez eles tenham filhos na mesma idade que as suas crianças. Use sua criatividade e interaja. Cuidado para não passar a ideia de que os filhos dos missionários são uns “coitadinhos” que estão sofrendo em algum canto isolado deste mundo. Dependendo do campo que seus pais atuam, estas crianças vivem num contexto diferente mas não necessariamente ruim. Leve suas crianças a amarem o missionário e sua família.

 

  • Promova oportunidades para suas crianças conhecerem algum trabalho missionário. Comece com algum trabalho mais perto e aos poucos vá avançando. Creio que muitas pessoas nunca chegam a visitar um trabalho missionário porque tem ideias muito equivocadas, eu sou prova disso. Antes de Deus me tornar uma missionária entre os indígenas, eu jamais havia pensado em pisar em uma aldeia. Hoje meu filho, nora e netinhos vivem no meio da selva amazônica e eu me sinto totalmente abençoada por Deus. As experiências de vida que o campo missionário proporciona, nenhuma escola é capaz de dar. Vale à pena conhecer, ver as cores destes lugares, sentir o cheiro das comidas, ouvir os sons de outra língua, perceber o alcance do amor demonstrado na cruz e provar do poder transformador que a Palavra de Deus tem na vida de uma pessoa, seja ela quem for.

 

À medida que você for somando estes pequenos passos, ficará motivada a dar outro, outro e mais outro. Seu coração estará pulsando tão forte que você vai poder ouvi-lo, você vai transpirar missões. As crianças serão contagiadas pelo seu vigor e elas vão ansiar correr ao lado dessa pessoa que ama a Deus…até cruzar a linha de chegada.

Minha oração enquanto escrevo, é que de alguma maneira Deus use estas palavras para encorajar você a investir na vida das suas crianças e na obra missionária ao redor do mundo.

Marcia Nascimento

 

“Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.” Apocalipse 5:9

3 comentários em “Como ensinar missões para as crianças?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑