10 verdades sobre igreja que precisamos ensinar para as crianças

Como filha de pastor eu cresci na igreja e ela fez e faz parte da minha história de vida. Vivi em cultos de domingo de manhã, EBD, cultos a noite, reuniões de ministérios e a verdade é que eu vou muuuuito para a igreja!

Atualmente dou aula de EBD para crianças em minha igreja e fico pensando se estamos ensinando corretamente o que é igreja para elas. Em minha vida, tive que aprender as 10 verdades expostas nesse texto e elas me ajudaram a olhar corretamente para o que seria esse lugar.

É triste saber que muitas crianças que passaram a infância na igreja acabam deixando-a quando se tornam jovens, eu sei que os motivos são inúmeros, mas devemos nos esforçar para ensinar corretamente o que é igreja e essas são 10 verdades que devem ser ensinadas:

1- Nós vamos para a igreja porque amamos a Deus.

As crianças precisam aprender que não vamos pra igreja porque simplesmente é divertido estar lá ou porque lá encontramos os nossos amigos, porém vamos para aquele lugar por causa do nosso amor a Deus, da nossa gratidão a Ele por seu plano maravilhoso de redenção e por que queremos adorá-lo pela sua santidade, bondade, misericórdia, justiça e amor.

2- Ir à igreja é um privilégio.

É importante que eles entendam que  participar de uma igreja local é uma benção, e que várias pessoas do mundo não têm essa oportunidade. Além disso as crianças devem aprender que ter a liberdade de adorar a Deus também é um privilégio que muitos não têm.

3- A igreja não é um lugar perfeito cheio de pessoas perfeitas.

As pessoas que fazem parte da igreja ainda cometem pecados e isso pode gerar dificuldade. É fácil ficarmos cansados e desanimados, contudo devemos lembrar-los que nós também não somos perfeitos e precisamos de Deus.

4- Eu devo ir à igreja se sou um Cristão, mas ir à igreja não me torna um Cristão.

As crianças precisam reconhecer a sua necessidade de salvação e saber que apenas frequentar a igreja não os torna cristãos e salvos.

5- Vocês também podem fazer parte do corpo de Cristo.

Todos os salvos – crianças, adultos ou idosos – são parte do corpo de Cristo. Isso quer dizer que não é por ter uma idade inferior a criança não faça parte da igreja invisível de Jesus e possa ajudar com os dons e talentos que o Senhor a deu.

6- Fé e obediência são mais importantes que talento.

Deus dá habilidades e talentos para as pessoas e se elas usam isso para Deus , é muito bom, porém não podemos deixar de ensinar que ser fiel e obediente a Deus deve ser a nossa prioridade.

7- Servir na igreja é uma honra e nós servimos porque queremos ser como Jesus.

Quando servimos na igreja estamos servindo a Jesus. Embora alguns trabalhos não sejam divertidos, tudo o que podemos fazer para servir a Deus é uma honra e deve ser feito com alegria. Jesus foi humilde e nos ensinou a sermos servos uns dos outros. (Mc 10.45)


8- Seus irmãos em Cristo são nossa família e nós os amamos.

Precisamos amar aqueles que, como nós, fazem parte do corpo de Cristo e valorizar a companhia e o aprendizado que podemos desenvolver com os nossos irmãos em Cristo.

9- A construção não é a igreja, a igreja é a união dos discípulos de Jesus.

Precisamos ensinar para as crianças que a igreja é muito mais do que o prédio físico que frequentamos. Normalmente ao irmos ao culto ou algum evento no prédio onde nos reunimos, dizemos: vamos à igreja. Isso pode limitar a compreensão das crianças de igreja, que é algo muito maior do que 4 paredes podem suportar. Igreja é onde os cristãos estão reunidos, podendo ser em prédios luxuosos ou em uma singela cabana indígena. O importante é o povo de Deus estar reunido.

10- Vamos à igreja para aprender sobre a Palavra de Deus.

As crianças não vão para a igreja apenas para brincar enquanto os seus pais ou responsáveis assistem o culto, elas precisam ter a consciência que ela estão ali para aprender sobre a Bíblia e para conhecer quem é Deus.

Sei que há muitas outras verdades sobre igreja que os pequenos devem aprender e que muito do que eles vão aprender está relacionado ao que eles veem em nossas ações.

E você, o que acha que deveríamos ensinar? Quais são as maneiras que você usa para incentivar o amor e serviço ao Senhor?

Oro para que Deus nos ajude nesta tarefa!

Boa Criativação!

Um comentário em “10 verdades sobre igreja que precisamos ensinar para as crianças

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: