Ensinando os pequeninos a amarem a Bíblia

A leitura é um hábito que pode ser inserido bem cedo na vida de uma criança. Na verdade, você pode ler para o seu bebê quando ele ainda estiver em sua barriga.

Com a Palavra de Deus não é diferente. Hoje, existem diversos tipos de Bíblias, para todas as idades e gostos. Por isso, use um modelo adequado para a faixa etária do seu filho e comece a ensiná-lo sobre as histórias bíblicas o quanto antes.

Conforme ele for crescendo e entendendo um pouco mais, explique sobre a maneira como Deus fala conosco e como Ele usou homens para escreverem a Sua Palavra. Ajude seu filho a entender o quanto a Bíblia é especial e essencial para nos ajudar a saber como viver (Salmo 119.9), e não apenas um livro de grandes heróis e histórias.

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:

– Separe um momento do dia para lerem a Bíblia juntos. Você pode ler para ele quando pequeno até que ele o faça sozinho. Faça desse momento algo interessante e, se possível, leia a história ou passagem bíblica previamente, para que haja mais interação com o texto. Seja criativo, use objetos ou figuras, se for necessário. Lembre-se de que, dependendo da idade, tudo é muito abstrato.

* Aqui fica um lembrete sobre Deuteronômio 6.7, toda e qualquer situação é uma oportunidade para que a Palavra de Deus seja ensinada para os nossos filhos. Aproveite todos os momentos com eles para ensinar o que o Senhor diz em Sua Palavra.

– Ensine sobre a sequência dos livros, pode ser através de músicas, ou até mesmo usando alguns recursos visuais como por exemplo, caixas pequenas ou fitas k7 (difícil de encontrar, neh???), com os nomes dos livros para eles colocarem na ordem. Isso os ajudará a manusear a Bíblia quando estiverem na igreja.

– Memorizem versículos Bíblicos. Inicialmente podem ser curtos, dependendo da idade da criança. Explique as palavras difíceis e use gestos ou figuras. Quando eles souberem ler, você pode escrever em uma lousa e ir apagando as palavras conforme forem sendo decoradas, até que a criança fale todo o versículo sem ler. Comece com um por semana e vá aumentando. Você pode incentivar seus filhos dando-lhe uma estrelinha ou qualquer outro tipo de pontuação. Faça um quadro com os versículos decorados e a pontuação para que a criança veja o seu rendimento.

– Invista em ferramentas que os auxiliem no estudo da Bíblia. Mapas, dicionários e devocionais são algumas delas. Hoje existem muitas opções de livros desses tipos especificamente para as crianças.

– Seja um exemplo! Seu filho observará e saberá se você tem o mesmo apresso e zelo pela Palavra de Deus. Se você priorizar o tempo com o Senhor, isso irá impactar a vida do seu filho (Salmo 119.97).

– Ore, sempre!!! Peça a Deus que a ajude a amá-Lo e a capacite a ensinar a Sua Palavra (Esdras 7.10). Ore por seu filho, para que ele ame ao Senhor e a Sua palavra (Salmo 119.11). Confie que o Espírito Santo pode lhe dar a motivação e o amor necessários para buscar a Deus de todo o coração, mesmo sendo tão pequeno.

E que Deus nos ajude nessa encantadora tarefa de conhecer e ensinar sobre a Bíblia para os pequeninos.

Texto de Luciane Miranda.

Anúncios

Um comentário em “Ensinando os pequeninos a amarem a Bíblia

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: